Foto: Renan Mattos (Diário)
*ATUALIZADA às 19h 30min do dia 30 de agosto
A agência do Banrisul de Santana da Boa Vista, na Rua 17 de Setembro, foi assaltada por volta das 10h30min desta sexta-feira. Cerca de 50 pessoas (2 vigilantes, 8 funcionários e 40 clientes) foram feitos reféns. Como hoje é dia de pagamento de servidores municipais e dos aposentados, o movimento no banco era maior que o normal.
De acordo com informações de populares, quatro bandidos, armados com armas longas e encapuzados, invadiram a agência, renderam as pessoas que estavam no local e fizeram um cordão humano. Em um vídeo, gravado por um morador que presenciou a ação, é possível ver o momento em que os criminosos saem da agência. Após cerca de 20 a 30 minutos no banco, eles deixam a agência com três reféns. Em seguida há barulho de tiros. Confira:

A ação dos bandidos, conforme testemunhas, levou entre 20 e 30 minutos. Eles levaram dinheiro do caixa. Um funcionário do banco foi obrigado a ajudar o grupo a tirar dinheiro do cofre da agência e dos caixas eletrônicos. O valor levado pelo grupo não foi informado à imprensa.
Os bandidos fugiram atirando e com três reféns em Chevrolet Spin. Eles fugiram em direção da localidade de Passo da Carreta. Eles deixaram os três reféns e seguiram a tentativa de fuga pela BR-392 em direção a Canguçu.
Durante a perseguição, um policial atirou e atingiu o radiador do veículo. Os três incendiaram o carro e então fugiram a pé para o mato. Um deles, segundo o delegado e testemunhas, teria sido atingido por um disparo e fugiu ferido. Na tarde desta sexta-feira, policiais da Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal de Caçapava do Sul, Santana da Boa Vista, Pelotas e Cachoeira do Sul, faziam buscas com ajuda de um helicóptero. Nenhum refém ficou machucado.
- Foi um grande susto, porque é uma cidade pequena, muito calma. Infelizmente, não é a primeira vez que assaltam banco aqui. Por ser uma cidade pequena, tem só quatro policiais na Brigada Militar, o que facilita para os bandidos - relatou Leonardo da Rosa, vice-prefeito da cidade.
Conforme o delegado Laurence Teixeira, os criminosos estavam com armamento pesado, fuzil 762, pistolas, armas calibre 12 e revólver calibre 38.

OUTROS ASSALTOS
O município, que tem cerca de 8 mil habitantes, já foi alvo de ataques criminosos diversas vezes.
Em outubro de 2018, bandidos invadiram a mesma agência do Banrisul e fizeram 15 pessoas reféns. Os autores vestiam toucas ninja. Eles ordenaram que os clientes e funcionários caminhassem para fora da agência com as mãos na cabeça.Ao sair do local, os autores do ataque dispararam tiros para cima e levaram uma refém no carro. A mulher foi abandonada na localidade de Campina, zona rural de Santana da Boa Vista. Ninguém ficou ferido.
Em 17 de maio do ano passado, dois caixas do Banrisul foram explodidos durante a madrugada. Em 21 de novembro de 2017, uma agência do Sicredi foi atacada. Houve formação de cordão humano com reféns e um funcionário e dois clientes foram levados na fuga e abandonados em seguida.